quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

97 alunos entregam dois mil euros ao Centro de Deficientes Profundos

No dia 13 de Janeiro de 2009, um grupo de 97 alunos participou na visita de estudo CENTRO DE DEFICIENTES PROFUNDOS – FÁTIMA com grande empenho e entusiasmo.
A Campanha de Solidariedade – 2009, no valor de 2000.00€, vindos dos alunos e da comunidade escolar, reverteu na totalidade para esta Unidade de Deficientes Profundos.
Esta visita de estudo insere-se no plano anual de actividades do Departamento V, Ciências Filosóficas – Históricas e da Formação Pessoal e Social, da nossa Escola e tem como objectivos principais:
* Apelar/ Valorizar a solidariedade das pessoas e das instituições;
* Identificar / experimentar vendo, situações em que a qualidade da vida humana é precária: estados de deficiência física e mental, imobilização total ou parcial, plena dependência;
* Reflectir / interiorizar sobre as respostas que a ciência, a técnica e as IPSS dão em ordem a uma melhor qualidade de vida;
* Entregar os donativos resultantes da Campanha de Solidariedade 2009.
Referir que esta actividade revelou o profundo espírito solidário das comunidades, o forte empenho e generosidade da Comunidade Escolar e concretizou plenamente os objectivos previamente estabelecidos: Desenvolver e fomentar o valor da solidariedade, dar um rosto à solidariedade, sensibilizar para situações de verdadeira carência.
O Centro João Paulo II, criado em Fátima pela União das Misericórdias Portuguesas em Maio de 1989, é um lar especializado, de âmbito nacional, com capacidade para 192 deficientes profundos em regime de residência. Tem como objectivo apoiar crianças, jovens e adultos deficientes mentais e motores, graves e profundos, com idades compreendidas entre os 2 e os 45 anos de idade, sem retaguarda familiar ou qualquer apoio institucional
Terminou este dia de contacto e solidariedade com muito entusiasmo e com grande vontade dentro de cada um em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para deixar o mundo um pouco melhor.

2 comentários:

José Francisco Veiga disse...

Professor, já lhe enviei o mail, sobre a Reflexão da Visita de Estudo.
Como não tinha a certeza do seu mail, comento aqui, para saber se recebeu o mail. Se não o recebeu, diga-me, para eu enviar outra vez.

José Francisco

António Ferreira disse...

Caro Francisco registo o teu comentário e agradeço o teu empenho e a dimensão da tua generosidade
Profemrc