quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Alunos entregam dois mil Euros à Casa do Gaiato


Em dia de violenta tempestade em Seia, 104 alunos de EMRC do 10º, 11º, 12º, entregaram na Casa do Gaiato de Miranda do Corvo, o resultado da Campanha de Solidariedade 2009, no valor de dois mil Euros.
No momento de chegada, o vento e chuva pararam e o sol também fez questão de estar presente num momento tão significativo para todos os que ajudámos a dar rosto a esta campanha de solidariedade em favor de uma instituição tão necessitada e pela qual nutrimos muito carinho.
Aos alunos, professores, pais-encarregados de educação, párocos e comunidades, o nosso muito obrigado.
Num dia de Inverno, fez-se Primavera no coração de todos nós.
ONDA DE SOLIDARIEDADE A FAVOR DA CASA DO GAIATO

Aos doze dias do mês de Janeiro de dois mil e dez, um grupo de cento e cinco alunos do décimo ao décimo segundo ano, matriculados na disciplina de E.M.R.C., dando cumprimento ao plano de actividades para 2009/2010 deslocou-se a Miranda do Corvo com o objectivo de contactar com a Casa do Gaiato.
Fomos recebidos pelo director e pelos gaiatos que nos levaram ao contacto e à história dos diversos espaços desta casa, a primeira fundada pelo P.e Américo de Aguiar em 1940.
É uma obra dos rapazes, pelos rapazes e para os rapazes; visa dar abrigo, alimento e afecto a quem nunca o teve. A Obra da Rua destina-se aos mais repelentes e viciados da sociedade, por isso alertava o Pai Américo:” No dia em que isto seja esquecido, nesse mesmo dia esta casa entrará em decadência”.
O director lembrou-nos a mensagem e vida do P.e Américo cujo apelo essencial que retivemos e trouxemos connosco para a nossa vida foi: “ Ninguém se levanta e cresce se não ajudar a levantar e a crescer os outros”. ( Pai Américo)
Antes de partirmos rumo à cidade do Mondego, onde durante uma hora viajámos no “Basófias” nas serenas águas do Mondego, entregámos a quantia de dois mil Euros, fruto da nossa campanha de solidariedade 2009, facto que despoltou na plateia de alunos uma enorme alegria traduzida em muitas palmas de todos para todos e em rostos verdadeiramente felizes pela felicidade que tinham trazido a todos os gaiatos desta simples, pobre e bonita Casa de Miranda do Corvo.
Nesta quantia, nas roupas, brinquedos e calçado que generosamente oferecemos ia a certeza da mensagem do P.e Américo que em nós ecoou e deu frutos: “ Evitar esbanjar o que para outros é vital” O balanço é francamente positivo e a utilidade destas actividades pode revelar-se a curto prazo, já que muitos destes jovens estão ainda mais sensíveis aos estados de carência de tantos seres humanos e por isso começam já a projectar para as férias um serviço de voluntariado neste género de instituições. Eles perceberam e querem que os outros também percebam que a medida do amor é amar sem medida.

Sem comentários: