sexta-feira, 14 de março de 2008

XI Interescolas da diocese da Guarda



No passado dia 13 de Março, encontraram-se, na Guarda, mais de 500 alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (E.M.R.C.), em representação das cerca de cinquenta escolas do 2º e 3º ciclos e do Ensino Secundário da diocese da Guarda, para viverem um dia de reflexão e de convívio, subordinado ao tema: “E.M.R.C.: Um sentido, uma missão”. A nossa escola fez-se representar com 25 alunos dos 236 matriculados nesta disciplina no corrente ano.
Da parte da manhã, após concentração junto à Igreja de S. Miguel na Guarda Gare, onde os educandos, acompanhados dos respectivos professores de E.M.R.C. foram acorrendo, oriundos de todos os cantos da diocese, viveu-se um momento de celebração contando com a presença do Senhor Bispo, D. Manuel Felício.
A celebração foi vivida na alegria e no entusiasmo próprio dos jovens, ecoando no fundo do coração de todos as palavras do Pastor Diocesano sobre o seu amor para com os jovens. Apresentou saudações de alegria e apreço aos jovens e às famílias pela escolha desta disciplina. Esta opção é a certeza de que num mundo desorientado, os jovens sabem o que querem da escola e da vida. Este encontro diocesano de jovens matriculados, no tempo quaresmal, é convite a sermos sérios e ser sério, significa levar a vida a sério, sendo cada um sinal de paz e de amor para o mundo que nos rodeia, tantas vezes marcado por sinais de guerra e de ódio.
Depois desta celebração intensamente vivida, todos se puseram a caminho, pelas ruas da cidade, do Parque Polis, manifestando a sua alegria de jovens cristãos com cânticos juvenis afins.
Chegados ao Parque, partilharam-se os farnéis, num ambiente de sã convivência, e pelas catorze horas iniciou-se uma tarde diferente com muitas actividades desportivas desde as tradicionais a algumas bem radicais, sempre no já habitual ambiente de convivência pacifica e nas relações de proximidade. Como grande conclusão deste dia, ficou bem vincada a presença entusiasta de muitas centenas de jovens que ainda fazem da E.M.R.C uma opção para a sua vida e que, como tal, requerem, por parte da Igreja e, concretamente, por parte do Departamento Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas, uma atenção crescente e constante.

Sem comentários: