quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Campanha de solidariedade a favor de 3 instituições da Guarda

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica tem como tarefa primordial a educação para os valores humanos e cristãos, procura ajudar os alunos a nortearem as suas vidas por valores que dignifiquem a pessoa humana e a sociedade, indica aos jovens a orientação por valores e ajuda-os a hierarquizá-los nas suas vidas. Dizia o papa João Paulo II: “ A formação integral da pessoa é a que visa o homem completo”, esta é a nossa meta.

É neste espírito que apresentámos o nosso plano de actividades 2010/2011, plano voltado para a motivação dos alunos matriculados e para o autêntico lema da disciplina nesta escola: “cultura, fé, convívio, solidariedade”.

Deste plano destacamos, entre outras, a dinamização do blogue da disciplina (http://emrcseia.blogspot.com), o contacto - convívio com os alunos matriculados do Secundário de todo o pais em Lisboa, Visita de estudo a Santiago de Compostela – Espanha, Visita de estudo a Toledo – Espanha, Apadrinhamento de crianças, Apoio a acções da UNICEF, encontro de alunos matriculados a nível diocesano, na Guarda, e a Campanha de Solidariedade - 2010, cujos donativos, vindos dos alunos e da comunidade escolar, reverterão na totalidade para as Aldeias SOS (crianças abandonadas e/ ou maltratadas), para a Casa de Saúde Bento Menni (idosos dependentes e deficientes) e a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCIG) - Guarda , que teremos o prazer de conhecer/contactar numa visita de estudo a realizar no início do 2º período. Referir a título informativo que o objectivo das Aldeias SOS é preparar os jovens para a autonomia, apoiá-los na sua saída da Aldeia de crianças e sua reinserção social. Recai nesta instituição a grande responsabilidade de fazer render a 100% as capacidades destas crianças, de modo a conseguirem que as crianças que acolhem, tão traumatizadas pelo seu passado doloroso, se transformem em adultos plenamente conscientes da sua dignidade de seres humanos com direito ao respeito e consideração de uma sociedade que na sua infância os havia rotulado de “meninos da rua”.

Estas Aldeias foram criadas em 1949 pelo Dr. Hermann Gmeiner para dar uma resposta à situação angustiante das crianças privadas do ambiente familiar, órfãs e/ou abandonadas, que vivem pelas ruas, sem abrigo, maltratadas, sem ninguém que se preocupe com elas.

Naquela época, a situação que desencadeou no seu coração aquele sonho tão belo, foram as crianças órfãs da guerra do seu país, a Áustria. É um sonho que nasce na alma de um jovem católico, capaz de o tornar realidade com o seu esforço, trabalho e sacrifício.

Hoje as Aldeias S.O.S, existem em mais de 120 países e em Portugal nasceram a 25/03/64 em três centros: Bicesse-Estoril; Gulpilhares-Gaia e Guarda.

Por tudo isto, sentimos que a passagem do Dr. Gmeiner pela terra não foi em vão, deixou marcas de beleza, bondade e amor. Ele entendeu e fez entender que o amor é mais importante que a perfeição e o amor significa fazer o bem. A sua mensagem de que cada “criança é um filho de todos nós” significa que cada criança que aparece no nosso caminho tem direito ao nosso respeito e a receber a nossa ajuda.
Que ninguém deixe de se fazer presente num donativo que embora simbólico revela grande apreço por quem mais precisa e a quem não podemos nem devemos voltar as costas.
Num mundo em crise, a solidariedade continuará de boa saúde....Depende de mim, de ti ...De nós.



Sem comentários: