quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

25 Alunos da Escola Secundária Comemoram Dia Mundial do Doente no Hospital de Seia


No Dia Mundial do Doente, os alunos e professores foram recebidos pelo Enfermeiro Fonseca, em nome do Conselho de Administração e informou-nos de que:
O Hospital de Seia, é desde Outubro de 2008 uma empresa pública de gestão empresarial com o objectivo de prestar cuidados de saúde de qualidade e com eficiência.
Esta Unidade Local de Saúde, EP da Guarda é a maior do distrito, rentabiliza recursos que existem. Este Hospital não tem todos os serviços, mas os que fornece, são de qualidade e com eficiência
Há hoje uma nova filosofia no internamento, reduzido ao máximo, devido ao risco das infecções hospitalares. Há uma grande aposta no trabalho interdisciplinar, em grande equipa, visando o doente na globalidade.Há um acompanhamento cuidado do doente, apesar de este estar menos tempo na unidade
Nesta Unidade Local de Saúde pretende-se que o doente não corra riscos e nem se deixe nele quaisquer sequelas.
Em termos de serviços esta ULS, tem ambulatório com 22 especialidades, urgência básica (dois médicos 24h, triagem de prioridades, meios de diagnóstico complementar: RX e Análises 24h e equipamento médico adequado), duas Unidades de Internamento Agudo: cirurgia e medicina e uma Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença para recuperar a autonomia e independência em 30 dias e deverá ter em breve uma Unidade de Cuidados Paliativos para doentes terminais.
De seguida usou da palavra o capelão do hospital, padre Nuno Almeida para agradecer a nossa presença e participação neste projecto comemorativo do dia do doente e sublinhou:
O hospital é um local de sofrimento, mas também de esperança.
Quando um membro do corpo está doente, toda a pessoa está em sofrimento.
A pessoa doente precisa de acompanhamento e tratamento, tudo com muita humanidade.
O capelão no hospital responde às inquietações, convicções e pedidos do doente: “ Padre, reze comigo.”
Nunca esquecer a necessidade da visita do familiar e amigo, momento terapêutico de relevante importância.
Visitai, estai, confortai, estai presentes com a pessoa em sofrimento. Aqui reside a importância e necessidade do voluntariado.
A assistência à pessoa na totalidade, exige assistência clínica, humana e espiritual.

No final em grupos visitamos todos os doentes hospitalizados, com eles trocamos afectos e para lembrar o dia oferecemos uma cruz por nós decorada. Que dia de aprendizagens significativas
Amemos a pessoa pelo que ela é e não pelo que tem. Que a vida seja uma Unidade de Carinhos Continuados
Com a EMRC vale a pena sonhar e realizar sonhos

Sem comentários: