terça-feira, 24 de novembro de 2009

Relatório do "Levanta-te e Actua" - 16/10/2009

No dia 16 de Outubro de 2009, teve lugar no polivalente da Escola Secundária de Seia a iniciativa “Levanta-te e Actua”.
A actividade, dinamizada pelas turmas 11.ºB, 11.ºC, 12.ºD e 12.ºE e sob a coordenação dos professores e alunos de EMRC, tinha como objectivo sensibilizar a população escolar para os Objectivos do Milénio e o seu incumprimento e levar o maior número de pessoas possível a levantar-se e actuar para que, até 2015, a situação se inverta.
A actividade teve início às 10 horas, com o visionamento de um vídeo que mostrava as disparidades gritantes do mundo actual, alertando os participantes para a necessidade de intervir e procurar fazer cumprir os Objectivos do Milénio.
Previamente, tinham sido entregues a todas as pessoas dispostas a participar uma pequena fita, de cor branca, negra ou vermelha, que seria posteriormente utilizada para efeitos de contagem dos participantes.
Foi então lido o manifesto e passou-se à interpretação musical, durante a qual os participantes se levantaram e ergueram as suas mãos num gesto de indignação pelo incumprimento dos Objectivos do Milénio. Ao mesmo tempo, alguns alunos pertencentes à organização levantavam-se, formando com as letras das suas t-shirts a frase “Levanta-te e Actua”.
Todos os participantes foram então atar as fitas que anteriormente tinham sido distribuídas, confirmando a sua presença e posição contra as injustiças sociais. Contabilizou-se um total de 207 participantes, um número que ultrapassou as expectativas e que contribuiu para os 147 640 portugueses que fizeram parte desta iniciativa. Em todo o mundo, foram mais de 173 milhões de pessoas aquelas que se levantaram e procuraram actuar por um mundo melhor.
A actividade foi um sucesso e contribuiu não só para sensibilizar a população escolar para os 8 objectivos do milénio, mas também para a necessidade de marcarem a sua posição e procurarem levantar-se e actuar por um mundo melhor, não só durante esta actividade, mas todos os dias.

(Cátia Soares)




Sem comentários: