No dia 17 de Abril de 2008, apesar da chuva, que como o professor disse, até nem era muita, pois São Pedro estava do nosso lado, cerca de 60 alunos matriculados na disciplina de E.M.R.C., juntamente com os professores da disciplina e a coordenadora da Biblioteca da escola, partiram rumo aos castelos do distrito da Guarda, por volta das oito horas e trinta minutos.
A primeira paragem deu-se em Celorico da Beira. No castelo aí presente, pudemos subir à muralha e observar a magnífica vista da vila.
O Castelo de Celorico da Beira, construído no século XIV, assenta no topo de uma formação de granito, de grandes dimensões, sobranceira à vila. É constituído por um recinto amuralhado fechado de traçado irregular, o qual corresponde à cidadela, sendo que as muralhas assentam em maciços rochosos.
Seguidamente, dirigimo-nos para a Vila medieval de Trancoso, no entanto apenas pudemos visualizar a entrada do Castelo aí existente, devido às obras que estão a decorrer. o Castelo de Trancoso fica situado a noroeste da vila. É formado por uma muralha com merlões de remate piramidal e por cinco torres defensivas de formato quadrangular, as únicas sobreviventes das quinze que existiam. Próximo de uma as portas encontram-se, escavadas nas rochas, várias sepulturas paleocristãs.
Depois destas duas visitas, por já serem onze horas, fomos para a vila de Figueira de Castelo Rodrigo, onde almoçámos numa escola aí existente. Por volta das duas horas, voltámos ao nosso passeio, desta vez para visitar o Castelo de Castelo Rodrigo e os vestígios do Palácio de Cristóvão de Moura. Lá, graças a uma guia, pudemos ouvir toda a história daquele Castelo/Palácio, desde a sua construção até à actualidade.
Após esta visita, rumámos para a Serra da Marofa, com o intuito de ver as capelas evocativas dos mistérios do rosário e das estações da via-sacra. No entanto, devido ao tempo parecer esgotar-se, apenas pudemos apreciar algumas delas durante a viagem de autocarro. Durante a paragem ainda deu tempo para tirar algumas fotos junto de uma estátua de Cristo, e alguns alunos ainda subiram ao marco geodésico aí presente.
Por último visitámos Almeida, onde pudemos ver as muralhas da Praça de Almeida, o Castelo de Almeida, um dos mais bonitos, o quartel das Esquadras, entre Já no regresso a Seia, onde chegámos por volta das dezoito e trinta minutos, ainda tivemos tempo de parar no McDonalds da Guarda, onde lanchámos.
Quanto aos objectivos desta viagem, isto é, fomentar a amizade sem fronteiras, criar laços entre os alunos matriculados e aprender a valorizar o património de arte sacra, esses, na nossa opinião, foram todos cumpridos.
(Ariana Mendes, 10ºB.)
terça-feira, 22 de abril de 2008
Rota dos Castelos 10º ano
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Foi uma das melhores viagens k eu ja fiz..
simplesmente magnifica :)
André 10ºD
Enviar um comentário