quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ainda o Dia do Doente

No passado dia 11 de Fevereiro de 2011,a Educação Moral e Religiosa Católica levou a efeito com turma C, do 11º ano, a actividade prevista no plano de actividades da disciplina: Comemoração do Dia Mundial do Doente.

Esta actividade foi antecedida de três momentos de formação, um com a capelania do Hospital de Seia, outra com representante da Santa Casa da Misericórdia de Seia e outra com o serviço de enfermagem do Hospital de Seia.

Participaram nesta actividade todos os alunos da turma e os objectivos de apelar para a importância de cuidados de saúde mais humanizados bem como obter resposta positiva de voluntariado em contexto escolar neste ano Europeu de Voluntariado foram atingidos.

No inicio da tarde deste dia fomos recebidos na capela do Hospital para recebermos as boas vindas e alguma informação adicional por técnicos especializados e logo após em dois grupos visitámos as diferentes valências e contactamos com os doentes a quem oferecemos pequenos símbolos da importância dos valores implícitos na comemoração deste dia.

Nas Unidades de Convalescença e Cuidados Paliativos foi onde nos detivemos de forma mais atenta pela novidade que as mesmas representam na nova organização hospitalar e para nós próprios.

Ao final da tarde deslocamo-nos para a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Seia, na qual convivemos com os utentes e nos apercebemos da novidade das instalações e equipamentos que agora estão disponíveis para melhorar e aumentar a qualidade de vida dos utentes deste serviço.

Antes do regresso à Escola, ainda houve tempo para uma curta visita ao Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Seia.

Por tudo o que se viu e viveu podemos concluir que foi um dia de aprendizagens significativas para todos os participantes e os apelos ao voluntariado para a construção de um mundo mais humanizado não deixarão de produzir frutos.

Um agradecimento muito especial à Câmara Municipal de Seia, às instituições visitadas pela forma acolhedora com que nos receberam e à Directora de turma do 11C por todo o acompanhamento na operacionalização desta actividade.

XIV Inter Escolas da diocese da Guarda - 17/02/2011


Apesar do temporal da semana e do agravar de condições para este dia, sob o lema "Tornai as vossas vidas lugares de beleza" realizou-se na Guarda o XIV Encontro de alunos de EMRC, ao qual acorreram mais de 600 alunos e dezenas de professores.
O dia de encontro começou com um momento de mensagem na Sé Catedral presidido pelo Sr Bispo, D. Manuel Felicio e culminou com uma gigante largada de balões.
Ao longo da tarde e no salão do Centro Apostólico decorreram diferentes actividades que envolveram mutios alunos de diferentes escolas e com um colorido de actividades muito interessante.
De magia, música, dança, teatro e muito convivio se fez este dia que ficará gravado na memória de todos pelo envolvimento e camaradagem fomentadas.
Apesar de condições atmosféricas dificeis houve uma resposta muito positiva de todos e foi possivel descobrir beleza nesta adversidade.
Um especial agradecimento à PSP e aos B.V. Guarda pelo apoio

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Comemoração do Dia Mundial do Doente em Seia


Um dia de emoção, uma experiência significativa na aprendizagem dos alunos, um marco de grande significado na vida dos doentes, um forte apelo à humanização de cuidados e um novo folego nos apelos do mundo do voluntariado.
Um muito Obrigado à capelania do Hospital e à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa Da Misericórdia de Seia.
Os alunos de EMRC da Secundária de Seia levaram a efeito mais uma actividade de grande relevância educativa e formativa.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Comemoração do Dia Mundial do Doente

No dia 11 de Fevereiro de 2011, dando cumprimento ao Plano Anual de Actividades de EMRC, o 11ºC em Parceria com a capelania do Hospital e com a Santa Casa da Misericórdia de Seia, irá dinamizar uma visita ao Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e à Unidade de Cuidados Continuados – Folgosa, com o objectivo de contactar com os doentes, relançando o espírito de voluntariado e de solidariedade humana.
Esta visita será antecedida de dois momentos de formação, um com o capelão do hospital e outra com o serviço de enfermagem da mesma unidade e com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Seia.

"A melhor saúde é não sentirmos a nossa saúde." (Jules Renard)

"Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer."
(Arthur Schopenhauer)

"A saúde é o resultado não só de nossos actos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi)