terça-feira, 12 de junho de 2012

Matricula nas aulas de EMRC - Nota Pastoral do Sr. Bispo da Guarda


http://vimeo.com/43424184

Aos pais e encarregados de educação que matriculam os seus educandos no Ensino Básico e Secundário 

Prepara-se o novo ano escolar, que todos desejamos seja de verdadeiro crescimento para as nossa crianças, adolescentes e jovens, nas suas escolas.

Em todos os programas do Ensino Básico e Secundário, desde o primeiro ano, a lei prevê a oferta da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Pretende esta oferta proporcionar aos nossos educandos, desde o primeiro ano do Ensino Básico, um desenvolvimento no qual os valores morais e religiosos acompanhem e iluminem os diferentes saberes que são propostos na escola e também ajudar as nossas crianças, adolescentes e jovens a abrirem o seu entendimento para as dimensões mais belas da vida.

Esta é a hora de lembrar aos pais e encarregados de educa­ção, como também aos próprios alunos, que vale a pena gas­tar algum tempo e fazer esforço para descobrir e abraçar com entusiasmo as dimensões moral e religiosa da vida e que sem elas a componente verdadeiramente humana do ensino fica incompleta.

Lembramos, por isso, o exercício da responsabilidade pes­soal no momento da matrícula, onde se propõe a escolha desta disciplina curricular.

Vale a pena escolher.



Guarda, 10 de Junho de 2012



+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda