quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Levanta-te e Actua na opinião dos alunos


No dia 17 de Outubro do corrente ano, realizou-se no Agrupamento de Escolas de Seia, mais um Levanta-te e Actua contra a pobreza extrema e a fome. Este pequeno acto simbólico que exigiu duas semanas de preparação intensa por parte dos professores da disciplina de EMRC e dos alunos matriculados, durou aproximadamente 20 minutos e ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, houve a participação de entidades - organizações da comunidade senense, o que se revelou uma mudança muito positiva. As expectativas estavam bastante altas e na realidade, todos os actos simbólicos que aconteceram naqueles meros 20 minutos foram momentos carregados de emoções. Após a visualização de um vídeo de sensibilização, deu-se a leitura do manifesto e de um texto de indignação, seguida de uma interpretação musical interpretada por alunos da nossa escola, que culminou com o acender de tochas em memória das 50 mil pessoas que morrem de fome em cada dia e com uma monumental largada de balões com a mensagem: «É POSSIVEL».

Ao chegar ao fim mais uma actividade, não podemos deixar de referir o valor que teve para cada uma das pessoas que se indignaram e se levantaram mostrando cartão vermelho à pobreza e assobiando perante a desgraça em que milhões de pessoas vivem diariamente. No final, os cartões não mentiram e fomos 573 alunos, professores e pessoas extra escola a levantarem-se por esta causa.

Todos nós temos perfeita consciência que esta actividade não passou de um acto simbólico, contudo não podemos esquecer que antes de criar uma atitude mundial favorável à mudança, temos de mudar as nossas próprias atitudes, a mudança começa em cada um de nós! E o primeiro passo para que esta mudança ocorra da melhor forma possível, é que cada Homem não tenha vergonha e se consciencialize do mundo ''iníquo'' em que vive. Os alunos, em geral, consideram ter sido uma actividade bem conseguida e mostraram-se sensibilizados com esta actividade. Foi altamente positivo podermos ter vislumbrado em algumas pessoas a dor que sentiam pelo momento que presenciavam, pois esse também é um dos grandes objectivos o evento, abrir os olhos a muitas pessoas que vivem num mundo, que não querem ver e que sobretudo se demitem de o transformar.

«Temos de fazer a mudança que queremos ver no futuro.» Mahatma Gandhi

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

573 pessoas mostraram cartão vermelho à fome e pobreza


No dia 17 de Outubro de 2011, pelas 10h e até às 10.30, o Polivalente da Escola Secundária revelou-se pequeno para acolher as mais de 500 pessoas que acreditam nos objectivos do milénio.
Em representação do Agrupamento de Escolas de Seia, Casa Santa Isabel, Centro Paroquial de Seia, Santa Casa da Misericórdia, Câmara Municipal de Seia, Bombeiros voluntários de Seia, Rancho Folclórico de Seia, Porta da Estrela, Galeria paz de Espirito e comunidade, uniram-se num grito de revolta contra as 50 mil mortes por dia em todo o planeta devido à fome.
Um obrigado sincero a todos os que nos ajudaram.
Hoje o mundo ficou melhor e no futuro....É POSSIVEL

Texto de indignação após o manifesto
Tanta criança a morrer,
e tu ficas parado a ver
Assim não pode ser,
um milhão e meio de pessoas a sofrer
e tu a sobreviveres
Vamos mudar o mundo
O morrer destes pobres inteligentes,
que dão mais valor do que nós
dão valor á palavra viver
Por isso temos de agir
Temos de Permanecer
Levanta-te não fiques parado
Um dia podes ser tu
Ingratos somos nós,
por nem sempre darmos valor
ao respeito, consentimento
Aquilo que outros não sonham desfrutar
Isso sim é injusto,
e é algo porque eles não podem lutar...
Mas nós podemos esta situação revoltar,
e fazer algo para ajudar!!!
Eu queria ter uma guitarra,
eles NÃO TÊM UMA CAMA
Eu queria ter uma namorada
eles MAL TÊM AMIGOS
Eu queria entrar na Universidade
POUCOS DELES TÊM A OPORTUNIDADE
DE IREM À ESCOLA
Se queres extinguir isto
Diz comigo CHEGA!!!
Eles conseguem sorrir todos os dias
Eles dão valor aos cinco sentidos

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Levanta-te contra a fome e a pobreza 2011


Continuamos a acreditar!
“Somos a Primeira Geração Capaz de Erradicar a Pobreza”

O “Levanta-te e actua contra a Pobreza e pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio” é um apelo global para que as pessoas se levantem exigindo que os seus governos cumpram as promessas de acabar com a pobreza extrema e que se alcancem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

Oito graves problemas assolam o nosso planeta:

POBREZA

Somos quase 6 mil milhões de habitantes neste planeta. 1,2 mil milhões de nós sobrevive em condições de extrema pobreza, isto é, vive com menos de um dólar por dia. Destes, 70% são mulheres. 6,3 milhões de crianças morrem de fome por ano e há 842 milhões de pessoas sub-nutridas no mundo.

ANALFABETISMO

Cerca de 115 milhões de crianças no mundo não vão à escola. Destas, três quintos são meninas. 876 milhões de pessoas no mundo são iletradas, dois terços das quais são mulheres.

DESIGUALDADE ENTRE OS SEXOS

Dois terços dos analfabetos no mundo são mulheres e 80% dos refugiados são mulheres e crianças. Em muitos países as mulheres não têm direito à herança do marido, ficando desamparadas quando ele morre, não têm direito de voto nem de se associar nem de escolher o marido. Também em muitos países as mulheres não têm direito a aprender a ler, a ser remuneradas pelo seu trabalho e noutros, quando trabalham ganham em média menos do que os homens.

MORTALIDADE INFANTIL

Para além dos 6,3 milhões de crianças que morrem de fome anualmente mais 13 milhões morrem antes de atingirem os cinco anos por causas evitáveis, tais como diarreia.

MORTALIDADE DURANTE A GRAVIDEZ E O PARTO

Mais de 500.000 mulheres morrem, por ano, durante a gravidez ou o parto, e 99% destas mortes ocorrem em países em vias de desenvolvimento.

MORTALIDADE DEVIDO A EPIDEMIAS

1 milhão de pessoas morre por ano de malária e mais 2 milhões de pessoas morrem de tuberculose. Estima-se que entre 34 a 46 milhões de pessoas vivem com SIDA/HIV e entre 2,5 e 3,5 milhões de pessoas morreram de SIDA em 2003.

FALTA DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS

2 mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a fontes de energia regulares. 1000 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável. 2,4 mil milhões de pessoas no mundo não podem contar com a melhoria do seu sistema sanitário.

DESIGUALDADE ENTRE OS PAÍSES RICOS E OS PAÍSES POBRES

15% da população mundial vive nos países ricos, embora sejam responsáveis por 50% das emissões de carbono no mundo e 20% da população mundial consome 80% dos recursos do nosso planeta. Nos próximos 25 anos a população mundial vai aumentar de 6 para 8 mil milhões de habitantes, mas a maioria vai nascer nos países mais pobres. Muitos países pobres gastam mais com os juros da dívida externa do que com a resolução dos seus problemas sociais.


LEVANTA-TE E ACTUA CONTRA A POBREZA E PELOS OBJETIVOS DO MILENIO

Entre os dias 17 e 19 de Outubro, numa mobilização sem precedentes, espera-se que mais de 1% da população mundial Se Levante e Actue, para exigir aos seus dirigentes que acabem com a pobreza e realizem ou ultrapassem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

Esta mobilização surge numa altura em que se estão a tentar encontrar centenas de milhares de milhões de dólares para socorrer instituições financeiras e banqueiros ricos, enquanto a cimeira de emergência sobre os ODM realizada nas Nações Unidas em finais de Setembro apenas conseguiu gerar compromissos no valor de 16 mil milhões de dólares para pôr fim à pobreza. Grande parte deste dinheiro virá do sector privado e de organizações não governamentais e existem algumas dúvidas sobre se os compromissos agora assumidos pelos governos representarão fundos para além dos que já haviam sido prometidos anteriormente. Os participantes na campanha "Levanta-te e Actua" vão enviar aos dirigentes mundiais uma mensagem muito clara, dizendo que, poucas semanas após terem assumido novamente o compromisso de agir no sentido de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, milhões de cidadãos estão a acompanhar a sua acção e exigirão que honrem as suas promessas.

“Não irão continuar a permanecer passivos, enquanto 50 000 pessoas morrem todos os dias de doenças evitáveis", disse Salil Shetty, Director da Campanha do Milénio.

Esta acção tem que ver com a solidariedade entre homens, mulheres e crianças de países ricos e pobres; tem que ver com assumir responsabilidade por aquilo que nós próprios podemos modificar e com pedir contas aos dirigentes que não cumpram as suas promessas", disse Sylvia Borren, Co-Presidente da aliança Apelo Mundial à Acção contra a Pobreza (GCAP).

No ano passado, a 17 de Outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 43,7 milhões de pessoas de todos os meios sociais, em cidades e aldeias de países ricos e pobres, levantaram-se contra a pobreza. Ao longo do último ano, à medida que os efeitos combinados das crises alimentar e financeira se foram fazendo sentir, especialmente entre as populações dos países pobres, o apelo à acção foi-se intensificando, e, este ano, espera-se que mais de 1% da população mundial – 67 milhões de pessoas – adiram ao apelo "Levanta-te e Actua".

Haverá uma mobilização de grupos em toda a Europa para exigir mais e melhor ajuda.

A iniciativa "Levanta-te e Actua" começou em 2006, ano em que 23 milhões de pessoas se Levantaram contra a Pobreza; no ano seguinte, 43 milhões de pessoas Levantaram-se e Fizeram-se Ouvir. Este ano, para além de se Levantarem, irão também Actuar.

Na Secundária de Seia, dia 17/10/2011, Dia Mundial de Erradicação da Pobreza, mais de trezentas pessoas da comunidade educativa irão no intervalo das 10:00 10:30, unir-se neste movimento, mostrando um cartão vermelho à pobreza extrema