domingo, 18 de outubro de 2009

207 participantes na Secundária de Seia - 147640 em Portugal - 173 milhões no planeta


O Recorde Mundial do Guinness foi mais uma vez batido por gente de todo o mundo que exige aos seus líderes acabar com a pobreza.
Mais de 173 Milhões de Pessoas juntaram-se aos eventos de “Levanta-te e Actua!”, conseguindo um novo recorde como a maior mobilização da história por uma mesma causa.
O Recorde Mundial do Guinness foi ultrapassado este fim-de-semana quando 173,045,325 cidadãos e cidadãs se juntaram em mais de 3000 eventos por mais de 120 países, para exigir aos seus governos que erradiquem a pobreza extrema e que cumpram os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

Fico realmente feliz por termos ultrapassado o limite de pessoas que o stor estipulou ! 207 pessoas parecem poucas, mas fizeram toda a diferença !Eu estive lá, disponibilizei dez minutos do meu intervalo para prestar a minha revolta e ser mais uma, afinal, não me fez diferença o tempo que perdi, porque sei que foi bem empregue e que era necessário fazê-lo, caso contrário, estaria a ir contra as minhas convicçoes ! Informo-o que tem mais uma aliada ao seu dispor para podermos combater, todos juntos, estes problemas que assolam o nosso mundo e que nos fazem arrepiar, comover, indignar, e nos fazem sentir que perante tais barbaridades as nossas preocupações do dia-a-dia não passam disso mesmo, meras preocupações !"A união faz a força" , é este o lema que temos de assumir !Apesar de esta vitória ter sido um pouquinho nossa... O stor também está de parabéns ! Uma boa tarde e um grande beijinho. Parabéns à Escola.

Andreia 10ºano

Parabéns pelo bom trabalho neste dia!
Foi um belo momento, que repetirei as vezes que forem precisas. Foi uma boa iniciativa :)

Ana Magalhães

Achei o evento deveras importante, quantas vezes pensamos e reclamamos daquilo que usufruimos, nunca temos a coragem sequer de pensar naqueles que sofrem tanto, naqueles que verdadeiramente necessitam. Só por não termos uma certa coisa se for necessário fazemos logo um escândalo, eles não :S eles têm de se "contentar" com o que têm porque sabem e são obrigados a entender que os seus pais ou quem quer que seja que "olhe" por eles não irá ter dinheiro suficiente sequer para comer, infelizmente (como diria o prof. António Ferreira) é triste ver que hoje em dia, século XXI, ainda é assim.
Acho que todos de uma certa forma contribuímos e juntar num intervalo 207 pessoas no polivalente da Escola Secundária de Seia foi um recorde, pois foram momentos onde se notaram fragilidades ao ver aquelas imagens, a ver os rostos daqueles que sofrem, e aí, aí sim nós conseguimos olhar com olhos de ver para aquilo que nos rodeia e pensar; "Poshâ, eu tenho cuidados, tenho tudo o que necessito, tenho algo para CALÇAR, tenho algo para COMER. E eles ali sem nada, sem o mais elementar para sobreviver." É triste, mas é a realidade daqueles que hoje sobrevivem.Acredito na mudança.

Cândida, 11º D

Em 2006, levantaram-se 23 milhões de pessoas, em 2007, foram 47 milhões, no ano passado 116 milhões de pessoas “levantaram-se e actuaram”. Procuremos bater o recorde mais uma vez, este ano, e enviar uma mensagem mais clara do que nunca: realizemos os Objectivos do Milénio!

Pelo quarto ano consecutivo, nos dias 16, 17 e 18 de Outubro, milhões de pessoas do mundo inteiro “Levantaram-se e Actuaram” para expressar o seu apoio à luta contra a pobreza e à consecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Este ano, a campanha “Levanta-te e Actua” decorreu num clima caracterizado por uma grave crise financeira e um abrandamento económico mundial. É um período extremamente difícil para o desenvolvimento, em geral, e para os ODM, em particular. Já estamos a ver o impacto potencialmente devastador desta situação nas pessoas mais pobres e mais vulneráveis do mundo. Sabemos que o actual clima económico ameaça anular, ou mesmo até inverter, os avanços muito significativos realizados em direcção à consecução dos ODM. Numa altura em que apenas faltam seis anos para 2015, fim do prazo fixado para a realização dos Objectivos, não podemos dar-nos ao luxo de permitir que isso aconteça. A consecução dos ODM tem de continuar a ser uma das grandes prioridades dos programas políticos e públicos mundiais.
Foi de facto um momento de emoção, envolvimento e convicção contra a pobreza e a favor dos objectivos do milénio.
Parabéns a toda a Escola e sobretudo aos alunos de EMRC, fomos 207 "guerreiros" dos valores da humanidade.

António Ferreira

No passado dia 16 de Outubro, sexta-feira, quando os relógios davam as dez horas, assisti a um movimento na Escola Secundária de Seia no qual participei e que me marcou imenso. O “Levanta-te e Actua” foi a primeira manifestação contra a pobreza em que dei a minha contribuição e ficou registada como um dos momentos mais marcantes e especiais nesta minha vida escolar, que, ainda agora começou mas que tenho a certeza que este nunca se vai apagar da minha história.
Eu já estava a par do que iria acontecer naquele espaço, mas não consegui deixar de me comover, aliás, acho que nenhum ser humano consegue ficar indiferente àquelas imagens, àquela união e força de vontade ali mostrada. Ver aquelas imagens, aquelas pessoas e toda aquela pobreza e falta de condições fez-me arrepios. Ali, naquele momento muita coisa me passou por a cabeça. Pensei que os meus problemas, ali não valiam nada, que não passavam de meros caprichos de uma adolescente que não tem a noção dos problemas do mundo e da vida.
No fim, levantei-me e ergui o braço onde tinha o laço com muita convicção. Em seguida, pendurei o laço no cordão como pedido e hoje digo, com muito orgulho, que fui uma das 207 pessoas, que ali se “levantou e actuou”.


Francisca Moreira Ramires Amaral 10ºE nº10 - Línguas e Humanidades

Na última sexta-feira estive presente no "Levanta-te e Actua" que se realizou na Secundária de Seia. Embora não tivesse sido contabilizada gostei muito do evento . O vídeo mostrado, que já tinha visto na aula de Moral, foi muito marcante em termos emotivos. Confesso, que durante aqueles 15 minutos me arrepiei algumas vezes. Acima de tudo temos de ter a consciência que durante aquele tempo em que foi lido o manifesto e estivemos de pé muitas crianças morreram ou de fome ou de uma doença derivada das péssimas condições em que elas vivem. Se nós continuarmos a levantar e a actuar essas crianças serão cada vez menos e os objectivos do Milénio alcançados.
Ana Almeida

Gostei muito de estar presente no evento que a Escola Secundaria de Seia participou e que se chama "Levanta te e Actua". Foi uma acção que nos mostrou como infelizmente muita gente em pleno século XXI ainda é capaz de viver com tanta falta de bens necessarios. É realmente assustador ver imagens onde mostra tanta falta de condições para uma boa sobrevivência. Este foi um assunto que me tocou imenso, e que me deixou deveras chocada. Emocionei me ao ver as imagens que custam tanto ver, e que nunca pensavamos que houvesse tanta pobreza no mundo. É um problema a nivel mundial que temos que tentar combater e contribuir de alguma maneira. Na nossa Escola conseguimos reunir num intervalo, 207 pessoas o que contribuiu para o recorde mundial e isto mostrou que muita gente ficou tocada e comovida com a situação. Podemos observar imagens daquelas pessoas que sofrem e que nunca pensavamos que elas vivessem em condições tão miseraveis e com tanta tristeza. Estes pobres não têm nada para comer e muito menos para calçar e vestir, ao contrario de nós que temos tudo e mais alguma coisa. É triste ver tantas crianças com a nossa idade e mais novas que nós sem nada para brincar, nem comer, nem sequer vestir. É mesmo muito triste e deixa de facto muitas pessoas a pensar nestas situações tão miseraveis e que chocam o mundo. Vamos tentar combater esta miséria. Espero que isto mude com a ajuda de todos e eu Acredito !!
Sara Varão

Na sexta-feira, dia 16 de Outubro, participei na actividade Levanta-te e Actua 2009 no polivalente. Cumpri todas as fases da actividade, sentei-me e ouvi os objectivos do Milénio, levantei-me com a mão no ar e coloquei a fita no cordão. Fi-lo porque achei que a actividade tem um objectivo muito nobre, cabe-nos a nós relembrar aos chefes de estado que durante aqueles dez minutos houve muitas pessoas que lutaram e, infelizmente, perderam a luta contra a morte, logo devemos garantir que as coisas vão mudar e os objectivos vão ser cumpridos.'
Beatriz Hortênsio

Eu estive presente, mas como cheguei um pouco tarde, não vi a actividade toda. O que foi pena, porque acho este tipo de actividades importantes para a nossa evolução como ser human, ensinabdo-nos e alertando-nos de como é o mundo na realidade e que o mundo não é aquele mar de rosas que julgamos que é, porque enquanto nós temos que comer, onde dormir e condições para termos uma boa vida, no outro lado do mundo à pessoas a morrer à fome e com outras doenças contagiosas, a dormir na rua entre outras coisas.
E este tipo de actividade de certo modo faz-nos reflectir sobre as nossas atitudes menos correctas.
Vanessa cristina oliveira rodrigues, 10ºc nº26

Foi extremamente tocante ver 207 pessoas unidas, ainda que por uns segundos, por um objectivo comum. Fica a certeza que as centenas se tornarão em milhares e esses milhares em milhões, até que ninguém fique indiferente aos 8 Objectivos do Milénio (ainda longe de estarem cumpridos...) e todos se levantem e actuem diariamente por um mundo melhor.
Cátia Soares

No dia 16 de Outubro, estive presente no ''Levanta-te Actua'' 2009 no polivalente da Escola Secundária de Seia. Foi uma boa iniciativa para a nossa escola. Eu sentei-me, ouvi os objectivos do milénio, levantei a mão e coloquei o a fita no cordão. Contribui para esta actividade em todo o Mundo. Foi muito emocionante para mim e acredito que foi para todos que assistiram, principalmente ao vídeo que em EMRC assistimos e nos arrepiamos com as imagens chocantes. Esta manifestação tem muitos objectivos, mas o mais importante é 'Erradicar a pobreza'. Ao contrário daquelas crianças, nós temos tudo..temos de comer, de vestir, uma boa família. Foi um momento de muita emoção e concerteza que repetirei, para combater a pobreza no Mundo.
Carolina Magalhães

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

16 de Outubro - Levanta-te e Actua

Dia 16 de Outubro, pelas 10h, os alunos, professores e funcionários da Secundária de Seia, a pedido da disciplina de EMRC, vão dar visibilidade ao Levanta-te e Actua deste ano.
Esperamos casa cheia, espelho dum coração convicto da necessidade de atingir os objectivos do milénio e lutar contra a pobreza.
Lá estarei....E tu?
Não esqueças que só seremos milhões, se lá estiveres!

O planeta e seus habitantes esperam-te!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

SOMOS A PRIMEIRA GERAÇÂO CAPAZ DE ERRADICAR A POBREZA

Na sexta - feira, 16 de Outubro de 2009, no Polivalente da Secundária de Seia, das 10.oo às 10:10, queremos unir nesta causa mais de 150 alunos.

Vamos divulgar os objectivos do milénio a atingir até 2015, ler o manifesto do "Levanta-te", fotografar os nossos movimentos em favor desta causa e recolher mais de 150 nomes que neste dia e local se levantaram a favor dos que não tem vez nem voz.

Vais ficar indiferente....ou vais estar presente? Depende de ti e de nós o sucesso deste evento.

Vão estar neste evento todos os matriculados, sob a coordenação do 12º D, 12ºE, 11º B e 11ºC.

Vamos todos levantar contra a pobreza e a favor dos objectivos do milénio.

Novo desafio: Levanta-te e Actua" na Sec. Seia

Tal como no ano passado vamos ser líderes em Portugal nas importantes mobilizações do "Levanta-te".Este ano continuamos a contar com a contribuição de todos os matriculados para a mobilização de ainda mais gente.
"Levanta-te e Actua" é uma forma real de lançar as nossas vozes e de exigir aos líderes mundiais que cumpram as suas promessas para acabar com a pobreza e desigualdade. No ano passado, a nossa iniciativa conseguiu levantar contra a Pobreza 93 707 pessoas em Portugal. O país europeu com maior percentagem de participação. Contamos com a tua energia, imaginação e capacidade de mobilização para que a desigualdade e a pobreza não caiam no silêncio daqueles que podem e devem trabalhar para a prevenir e erradicar. Voltamos a lançar o desafio de provar que quando temos altos objectivos a atingir, somos capazes de reunir a diversidade que todos e todas representamos, para lograr na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e feliz.