quarta-feira, 7 de maio de 2008

Mais do que dinheiro....


Se o mundo não melhora, não é por falta de dinheiro.
Mas por este não ser usado como devia ser.
POBREZA: Metade da população mundial dispõe de menos de dois euros por dia para sobreviver. Os países ricos e pobres devem investir 100 mil milhões de euros por ano em projectos que garantam emprego, acesso à educação e satisfação das necessidades básicas, para reduzir o número de pobres.
AGRICULTURA: 11 por cento do planeta é terreno agrícola. Mas a degradação dos solos limita a produtividade. 852 Milhões de pessoas passam fome. A agricultura biológica é a alternativa.
ÁGUA: Mais de mil milhões de pessoas não tem água potável, mas serve-se de rios ou lagos. Um em cada três habitantes da Terra não tem água canalizada nem esgotos. É necessário investir 180 mil milhões de euros em infra-estruturas por todo o mundo.
ENERGIA: Uma em cada três pessoas usa lenha ou estrume como fonte de energia doméstica. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão...) produzem oitenta por cento da energia mundial. Estas fontes estão a escassear e têm efeitos nefastos no clima. A energia nuclear satisfaz quinze por cento das necessidades energéticas. Porém, deixa uma pesada herança de lixos radioactivos às gerações futuras. A alternativa é as energias renováveis, mas representam apenas cinco por cento das fontes energéticas usadas. Apostar nestas custa mais de 160 mil milhões de euros, dizem as principais empresas energéticas do mundo.
SAÚDE: Investir nesta área 66 mil milhões de euros por ano até 2015 pode salvar oito milhões de vidas e gerar um retorno económico de 360 mil milhões de euros até 2020.
Compara: O dinheiro usado na produção de armamento e nas guerras seria suficiente para dar qualidade de vida a toda a população mundial.

Sem comentários: