quarta-feira, 5 de março de 2008

Visita de estudo Cercig, Aldeias SOS e Casa Bento Menni



No dia 10 de Janeiro de 2008, um grupo de 120 alunos participou na visita de estudo a três instituições de solidariedade social do nosso distrito com grande empenho e entusiasmo.
A Campanha de Solidariedade – 2008, no valor de 2400.00€, vindos dos alunos e da comunidade escolar, reverteu na totalidade para as Aldeias SOS (crianças abandonadas e/ ou maltratadas), para a Casa de Saúde Bento Menni (idosos dependentes e deficientes) e a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCIG) – Guarda, Referir a título informativo que o objectivo das Aldeias SOS é preparar os jovens para a autonomia, apoiá-los na sua saída da Aldeia de crianças e sua reinserção social. Recai nesta instituição a grande responsabilidade de fazer render a 100% as capacidades destas crianças, de modo a conseguirem que as crianças que acolhem, tão traumatizadas pelo seu passado doloroso, se transformem em adultos plenamente conscientes da sua dignidade de seres humanos com direito ao respeito e consideração de uma sociedade que na sua infância os havia rotulado de “meninos da rua”.
Estas Aldeias foram criadas em 1949 pelo Dr. Hermann Gmeiner para dar uma resposta à situação angustiante das crianças privadas do ambiente familiar, órfãs e/ou abandonadas, que vivem pelas ruas, sem abrigo, maltratadas, sem ninguém que se preocupe com elas.
Naquela época, a situação que desencadeou no seu coração aquele sonho tão belo, foram as crianças órfãs da guerra do seu país, a Áustria. É um sonho que nasce na alma de um jovem católico, capaz de o tornar realidade com o seu esforço, trabalho e sacrifício.
Hoje as Aldeias S.O.S, existem em mais de 120 países e em Portugal nasceram a 25/03/64 em três centros: Bicesse-Estoril; Gulpilhares-Gaia e Guarda.
Por tudo isto, sentimos que a passagem do Dr. Gmeiner pela terra não foi em vão, deixou marcas de beleza, bondade e amor. Ele entendeu e fez entender que o amor é mais importante que a perfeição e o amor significa fazer o bem. A sua mensagem de que cada “criança é um filho de todos nós” significa que cada criança que aparece no nosso caminho tem direito ao nosso respeito e a receber a nossa ajuda.
A Casa de Saúde Bento Menni acolhe os mais desfavorecidos e doentes mentais em várias partes do mundo. Na Guarda, esta unidade de saúde mental, foi fundada em 1994, tem como finalidade a prevenção, tratamento e reabilitação de pessoas com problemas em saúde mental e psiquiatria. Dispõe de sete unidades de internamento e duas estruturas de reabilitação, com uma lotação de 165 camas.
A CSBM olha para o futuro com esperança, querendo continuar a ser uma presença de qualidade e humanidade, cuidando e sanando. Ela surge como uma vocação de serviço às situações de abandono e exclusão social que sofriam as pessoas com doença mental.
No contacto que os alunos tiveram com as pessoas das diversas valências sentiram rápido o pensamento do seu fundador:
“Na assistência ao doente a caridade e a ciência completam-se mutuamente.”
A Cercig, fundada em 21 de Julho de 1977, Com sede no Parque da Saúde da Guarda, é uma Cooperativa de carácter assistencial, sem fins lucrativos e Instituição de Utilidade Pública desde 1983.
Promove pelos mais diversos meios a educação, formação e reabilitação de cidadãos com dificuldades especiais, de forma a proporcionar a sua inclusão na sociedade
Promove a prevenção da deficiência, diminui e/ou minimiza as suas consequências, apoiando a respectiva família.
Intervém na detecção precoce das perturbações da personalidade ou do desenvolvimento das crianças
Incentiva o desenvolvimento das capacidades de crianças, jovens e adultos com deficiência e/ou problemas ao nível da inserção social.
Desenvolve actividades de apoio a pessoas com graves problemas ao nível da autonomia, visando o seu bem - estar e salvaguardando padrões de qualidade de vida;
Pugna pela erradicação de preconceitos e atitudes de incompreensão ou geradoras de situações de marginalização ou exclusão social que porventura se coloquem relativamente à pessoa com deficiência.Desenvolve acções de informação e sensibilização junto da opinião pública para a problemática associada à defesa dos direitos da pessoa com deficiência e família. Cidadãos da região da Guarda, portadores de algum tipo de deficiência ou necessidades educativas especiais.
Em termos de valências, sublinho o Centro de Actividades Ocupacionais, Centro de Reabilitação Profissional, Actividades Tempos Livres Quinta Agrícola e Pedagógica.
Terminou este dia de contacto e solidariedade com muito entusiasmo e com grande vontade dentro de cada um em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para deixar o mundo um pouco melhor.

Sem comentários: